O pai da medicina moderna o Grego Hipócrates à 350 aC., que trabalhava em Roma, já reconhecia as qualidades dietéticas e fisiológicas do vinho.
Hipócrates receitava o vinho freqüentemente como antitérmico, laxante, diurético, e aplicava como desinfectante nos ferimentos dos gladiadores, inclusive foi nomeado médico do mandatário do futuro Império Romano.
O nobilíssimo caldo é muito mais que uma simples bebida, é "O VINHO", rico em POLIFENÓIS poderoso ANTIOXIDANTE que possui em sua composição 300 componentes tais como: minerais, cálcio, potássio, magnésio, sódio, fosfóro, enxofre e vitaminas A, C, H.
Contido nas cascas das uvas tintas os compostos polifenólicos como taninos, flavonóides e o resveratrol, que são antioxidantes e o alcóol viníco seu veículo que potencializa sua atuação nas arterias coronarianas e estimula a formação do bom colesterol o (HDL - lipoproteínas de alta densidade) e inibe a formação do colesterol ruim (LDL - lipoproteínas de baixa densidade).
O HDL transporta o colesterol das artérias ao figado, onde é decomposto e eliminado, sendo desta forma não há a deposição nas paredes das artérias coronárias das placas de gorduras.
São dezenas de cientistas renomados das principais Universidades e dos principais países, que confirmam através dos estudos científicos comprovados os benefícios do CONSUMO MODERADO DO VINHO.
O Vinho é anti-cancerígeno, anti-séptico, anti-coagulante, anti-reumático, favorece às funções gástricas, beneficia a flora intestinal, ativa as funções renais, facilita a dissolução de cálculos renais, é tônico para os nervos, reduz o risco de desenvolvimento do Alzheimer e Parkinson.
Portanto vamos brindar com moderação, aproveitar sempre a dádiva DIVINA deste que é o mais nobre alimento do corpo e da alma.Viva o VINHO e sua magnífica cultura milenar.
Abraço e saúde !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário