terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CABEÇA DE BURRO RESERVA 2008


Entre tantos rótulos que tomei em Portugal,esse foi um vinho que sempre tive a curiosidade de tomar mas nunca comprei por lá,lembro que era vendido entre 7 e 8 Euros.Pois bem,agora tive a oportunidade de degustar,comprei no Supermercado Mundial por 36 reais,precinho camarada diga-se de passagem.



O que me deixava bastante curioso era o intrigante nome que leva esse vinho,fui então procurar saber e descobri a história do Cabeça de Burro: durante a safra de 1984,dois enólogos discutiam sobre a qualidade da mesma.Um deles acreditava que seria uma grande safra,e o outro,que seria uma safra mediana.O mais otimista começou a ser chamado na Cooperativa como "cabeça de burro",por acreditar em algo que ninguém levava fé.A safra de 1984 foi umas das melhores até então,e como homenagem,resolveram colocar o apelido do enólogo responsável nos vinhos desde então.Chega de resenha e vamos ao liquido!

O vinho é um D.O.C. Douro,produzido pela Caves Vale do Rodo com as uvas,Touriga Francesa,Tinta Roriz e Tinta Barroca.No site da vinícola diz que estagiou 12 meses em vasilhas de madeira e mais 6 meses em garrafa antes de ser comercializado.O teor alcoólico é de 14%.

Na taça apresentou um visual rubi escuro.Aromas de baunilha e frutas silvestres,com destaque para framboesa e morango.O álcool incomoda um pouco no nariz.Na boca é bem encorpado,potente,boa acidez,taninos macios,algo terroso e final de boca muito prolongado.

Considerações: Decantei esse vinho por 30 minutos e aconselho,é um vinho que pede comida e recomendo tomar na temperatura correta que é entre 16 e 18 graus,senão fica cansativo e alcoólico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário