Casa Valduga Arte 2009 |
Casa Valduga Arte 2010 |
VS.
Ano passado tomei o Arte 2009,após um dia forte de treinos passei na adega e comprei para provar,fiquei encantado com espumante,principalmente pelo excelente custo-benefício(25 R$).Esse ano comprei umas três vezes o Arte 2010 e não me causou o mesmo encanto,não estou dizendo que é ruim,mas achei que perde em qualidade para o da safra anterior.
O Arte 2009 é elaborado pelo método tradicional com corte das uvas Chardonnay(70%) e Pinot Noir(30%),possui teor alcoólico de 11,5%.
Na taça apresentou um visual amarelo palha com reflexos dourados,perlage fina e muito abundante.No nariz frutas cítricas(limão),floral e maçã.Na boca é elegante,tem ótima acidez e frescor,boa cremosidade e final de boca marcante remetendo a notas de pão tostado e maçã.
![]() |
Arte 2009 |
Já o Arte 2010 traz um rótulo mais bonito e informativo,com o número 12 na frente indicando o tempo de contato com as leveduras,é elaborado pelo método tradicional com corte de Chardonnay(60%) e Pinot Noir(40%).Possui teor alcoólico de 11,5%.
Na taça apresentou um visual amarelo palha levemente dourado,perlage fina e abundante.No nariz é cítrico,bastante aroma de casca de laranja e frutas tropicais.Na boca é leve,tem boa acidez e final de boca médio-longo.A casca de laranja aparece em grande intensidade também no paladar.Achei menos estruturado que o Arte 2009,mas não deixa de ser uma boa pedida com um bom custo(25 R$).
![]() |
Arte 2010 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário