segunda-feira, 1 de agosto de 2016

QUINTA DON BONIFÁCIO HABITAT BRUT ROSÉ CHAMPENOISE 2009 #CBE


Não! Não é uma miragem! É o Agenda de Vinhos de volta após um longo período de inércia : )

Andei ausente devido a um conjunto de fatores como nascimento do primeiro filho, trabalho, etc.

Eu pretendia voltar as atividades no blog apenas em 2017, embora eu continue a degustar vinhos com frequência, mas fui convidado pelo Gil Mesquita, presidente da Confraria Brasileira de Enoblogs e proprietário do excelente blog Vinho Para Todos , a dar o tema para a confraria desse mês de agosto.

Após pensar por uns dias, aproveitei a subida de temperatura durante o dia aqui no Rio de Janeiro e resolvi sugerir o seguinte tema: Espumante brut rosé do novo mundo, elaborado pelo método tradicional, sem faixa de preço. Gosto muito de espumante e adoro quando encontro um rosé bem elaborado!

Já degustei excelentes espumantes que se encaixavam no meu tema, mas eu queria escrever aqui algo que eu ainda não tivesse provado...foi quando dei de cara com essa bela garrafa em uma adega, e entre tantas outras garrafas essa era filha única.

O espumante é produzido pela Quinta Don Bonifácio, na região de Caxias do Sul/RS. É  elaborado pelo método tradicional com 100% Pinot Noir e amadurecimento de 24 meses em contato com as leveduras.

Em taça apresentou uma coloração casca de cebola com perlage fina e pouco abundante.

Os aromas são muito agradáveis e foram mudando aos poucos com o tempo em taça, Aromas iniciais de amora, morango, pêssego e pão tostado. Com o tempo abriu um aroma bastante típico da Pinot como terra molhada e mais pro final abriu também toques defumados.

Em boca é muito saboroso, tem boa acidez, cremoso e final curto-médio

Agradável espumante, chama atenção pelo ótimo sabor, mas perdeu uns pontinhos pela pouca perlage...talvez pelo tempo ou armazenamento.

Preço: Por volta de 60 reais.







Abraço e saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário