sábado, 31 de dezembro de 2016

AS DELÍCIAS DO URUGUAI NO TANNAT TASTING TOUR 2016 RIO



Foi nesse cenário maravilhoso da foto acima, no Iate Club RJ, que aconteceu no dia 17 de outubro o Tannat Tasting Tour 2016. Um evento muito bem organizado pela Wines of Uruguay com apoio do Instituto Nacional de Viticultura do Uruguai(INAVI).

Como o nome do evento já diz, se trata da degustação da casta mais emblemática do Uruguai, a Tannat, mas outras grandes cepas chamaram minha atenção no evento e vou comentar logo abaixo alguns dos excelentes vinhos que me impressionaram na degustação.

Viña Edén Chardonnay
Primeiro vinho que degustei na feira, e não sai da minha lembrança foi esse excelente Chardonnay, safra 2015, elaborado pela linda Bodega Viña Edén, situada a apenas 12 quilômetros de Punta del Este. Um Chardonnay de aroma exuberante de frutas de polpa branca e frutas cítricas. Na boca a acidez é maravilhosa, quase picante, refrescante. Um vinho branco carnudo e gastronômico. Top!

Cerro negro gran reserva
Ainda na Viña Edén provei esse vinhaço super elegante elaborado com corte de 75% Tannat, 15% Merlot e 10% Marselan com estágio de 12 meses em carvalho francês. Um bonito rubi escuro na taça e aromas de frutas vermelhas maduras, especiarias e destaque pro chocolate. Ótima estrutura no paladar, macio, carnudo, elegante, ótima acidez, taninos macios e final de boca persistente. Vinhaço!!!

Pizzorno tannat reserva
Minha intenção era elaborar um top 5 do evento, mas foram muitos os vinhos de enorme quaidade que vou seguir destacando alguns dos tantos que impressionaram. Esse Tannat Reserva da Pizzorno também é sensacional. Vinho maduro, equilibrado, potente, aromas sedutores com frutas maduras e chocolate ao leite, além da deliciosa acidez, taninos potentes, agradáveis e um final de boca muito saboroso e persistente.

Preludio 2009
Familia Deicas Preludio 2009 é um corte de 5 uvas, Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot com amadurecimento de 24 a 30 meses em barricas de carvalho. Vinho de coloração rubi de média intensidade. Aroma de frutas vermelhas maduras, cereja ao licor, chocolate e menta. Em boca macio, equilibrado, taninos firmes, ótima acidez e final marcante. Muito macio e equilibrado. Vinhaço que custa no Brasil por volta de 350 reais.


Osiris Reserva Tannat 2009. Elaborado pela Antígua Bodega Stagnari com 100% Tannat, é o tipo de vinho pra quem gosta de muita potência, vinho de macho. Encorpadão, com taninos muito firmes, uma alta acidez sem desequilibrar, com final longo e persistente. Aromas muito atraentes de frutas maduras e ao licor, chocolate, baunilha e especiarias. Top!


Rio de Los Pájaros Torrontés Reserva 2016. Muito sedutor esse Torrontés da Pisano. Fresco, frutado, saboroso, equilibrado e fácil de beber. Uma grata surpresa!


Outro branco encantador foi esse Viognier elaborado pela Don Pascual. Não tomei nota do vinho, mas os aromas e o paladar do vinho ainda estão frescos em minha memória e permanecerão assim por um longo período. Fresco, untuoso, encantador entrou em minha lista de favoritos do evento!


Foram muitos os grandes vinhos provado no evento, e os demais postarei aos poucos aqui no blog.


Abraço e saúde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário